EcoEnviroX - Notícias
Acontecendo...

A EcoEnviroX apoiou parcialmente o evento realizado no Panamá, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2023.
A EcoEnviroX apoiou parcialmente o evento realizado no Panamá, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2023. Auxiliou financeiramente alunos da Escola de Minas, da UFLA e de uma empresa jurídica, além de participar com algumas apresentações técnicas realizadas no SIPS 2023. A participação de sua diretora de projetos, M.Sc. Márcia Cristina Ribeiro, onde foi mostrada a importância do tratamento de chorume, além de papers na área de mercado internacional, demonstrando pontos positivos a serem observados para exportação de produtos fabricados no Brasil, para o exterior.
O financiamento da viagem de sua diretora de projetos, além do advogado, contador e auditor, Sr. Wilson Ferreira Santos Junior foi de extrema importância, pois mostrou dois aspectos importantes do país: a capacitação tecnológica para assuntos ligados ao meio ambiente, e aspectos jurídicos do mercado para aumentar o saldo comercial brasileiro.

Vallourec faz cortes na Europa e transfere produção para o Brasil
A Vallourec, fabricante francesa de tubos de aço usados por perfuradoras de petróleo e gás, cortará cerca de 2.950 empregos, fechará algumas fábricas na Alemanha, França e Reino Unido e transferirá parte da produção para o Brasil para acelerar o crescimento dos lucros à medida que a demanda se recupera.
O plano, que deve ser concluído no primeiro trimestre de 2024, aumentará o lucro recorrente antes de juros, impostos, depreciação e amortização em 230 milhões de euros (US$ 241 milhões), disse a empresa, que reestruturou sua dívida no ano passado, em comunicado nesta quarta-feira (18). A melhora de geração de caixa será de 250 milhões de euros graças a uma redução nas despesas de capital.
“Essas decisões devem permitir que a Vallourec permaneça lucrativa, quaisquer que sejam as condições do mercado”, disse Philippe Guillemot, que foi nomeado CEO em março com a tarefa de melhorar os resultados.
Na Alemanha, onde cerca de 2.400 empregos serão cortados, as operações da Vallourec perderam, em média, 100 milhões de euros por ano nos últimos anos, afirmou.
O setor de serviços petrolíferos está se beneficiando de uma recuperação pós-pandemia na demanda de energia. No entanto, os produtores de hidrocarbonetos continuam cautelosos em aumentar os gastos com exploração e novos poços para evitar investimentos excessivos que ocorreram durante os booms anteriores da demanda.
O Ebitda da Vallourec caiu para 45 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, de 80 milhões de euros um ano antes, pois a empresa teve de suspender temporariamente as operações em uma mina de minério de ferro no Brasil.
Graças à recuperação da demanda e ao reinício progressivo de sua atividade de mineração, a Vallourec, agora, espera que seu Ebitda aumente “significativamente” este ano.
Fonte: Valor

1. No dia 09 de março de 2022, um sócio da EcoEnviroX apresentou na Universidade Técnica Superior de Aachen, na Alemanha, um projeto de descarbonização total do setor siderúrgico.
Nesta apresentação, realizada através do Google Meet, foi evidenciado que o uso do biogás como alternativa para a descarbonização do setor siderúrgico nacional pode ser uma alternativa viável a ser seguida no Brasil. Assim, foi desenvolvida uma patente no Brasil, na UFMG/UFOP, onde se propõe o uso do biogás em dois reatores já existentes na Siderurgia, quais sejam o alto-forno e a redução direta.
Nestes dois equipamentos o biogás poderia ser empregado com ganhos significativos em termos de descarbonização do setor siderúrgico.
O cientista mostrou que a possibilidade de se produzir cerca de 150 bilhões de metros cúbicos de biogás é viável, e usando a composição química deste biogás pode-se antever uma produção de aço no Brasil, de aproximadamente cerca de 500 milhões de toneladas de ferro primário (ferro esponja). Isto corresponde a cerca de 10 vezes a capacidade de produção de ferro e aço no Brasil, usando carvão mineral e coque.
Ou seja, o país pode ser totalmente autônomo em produção de ferro aço, sem importação de qualquer quantidade de carvão mineral coqueificável, reduzindo praticamente a zero a dependência de importação deste material.

2. No final do mês ( março-22), uma profissional de uma empresa brasileira deverá defender a sua dissertação de mestrado mostrando "Estratégias de descarbonização no Brasil, mostrando um estudo de caro". Esta pesquisa desenvolvida pela profissional de uma empresa siderúrgica, mostrará uma perspectiva administrativa de uma empresa brasileira no tocante a descarbonização. Esta pesquisa foi desenvolvida junto a FGV, em São Paulo e mostra de forma bastante didática aspectos relacionados a estratégica adotada pela empresa brasileira no que concerne a este vetor extremamente importante na Siderurgia.
As notícias via EcoEnviroX.
Realizações e acontecimentos importantes.
